FRACKING
quinta, 15 de dezembro de 2016
Risco do uso de tecnologias nocivas à extração de riquezas do subsolo
COMUNICADO IMPORTANTE
A ACIBRA (Associação Comercial,
Industrial e Agropecuária de Pato Bragado), preocupada com o desenvolvimento de
nosso município vem através desta chamar a atenção sobre um assunto gravíssimo
para o nosso município e região;
Trata-se do risco do uso de tecnologias nocivas à extração de riquezas do subsolo, a exemplo do fracking (fragmentação de rocha) empregado para ter acesso a reservas de gás de xisto. O assunto, e os riscos que a técnica pode trazer à economia e ao meio ambiente do Oeste, tem sido debatido com cuidado pela Caciopar, seus diretores e associados (ACIBRA). A entidade segue informações colhidas entre conhecedores profundos do tema, que afirmam que o fracking é perigoso e pode trazer danos irreversíveis ao solo e a diversos recursos minerais, bem como ao lençol freático e a reservas de água contidas em aquíferos.
Diante da gravidade da questão, a Câmara de vereadores de Toledo/PR já realizou PROJETO DE LEI PROIBINDO pesquisas e perfuração de poços para a extração de gás de xisto no território do município, sendo que votará tal projeto de forma EMERGENCIAL.
A Acibra já encaminhou uma cópia deste projeto de Lei a câmara de vereadores, cabe ao nosso legislativo buscar as informações necessárias e seguir este exemplo de Toledo.
Galeria de Fotos